domingo, 9 de novembro de 2014

Onde esta a verdadeira alegria!

Esta foi uma semana um pouco desgastante ou pelo menos assim me estava eu a lamentar, desde a quinta feira anterior que a minha princesa estava a vomitar e com muitas dores de estômago, (novamente), terça feira 7.30 ai vamos nós para o pediátrico, 3 horas passadas regressamos a casa como fomos, a vomitar e com dores.
_"Como não tem perda de peso, febre, ou outros sintomas desde a ultima consulta nada podemos fazer até à próxima consulta que já esta marcada para daqui a 2 semanas".
-Obrigada Dª. agradeci ainda que a entrar em desespero.
Dias seguintes a mesma situação, assim que a acordo:
_Mãe tenho dores.
_Fica na cama.
Vou trabalhar e ao meio da manha ligo e a resposta é sempre a mesma:
_Já comi e já vomitei e tenho dores.
Volto a ligar algum tempo depois e a resposta é a mesma , e estamos a duas dezenas de quilómetros uma da outra, não posso abandonar o trabalho e vir dar um mimo.
O coração aperta cada vez mais mas a minha suplica continua;
_Jesus Tu e Eu.
_Jesus Tu e a Cândida.
E volto novamente abrir o meu livro da Alegria e a ler este  texto maravilhoso, simples mas denso de espiritualidade, sobre a verdadeira alegria nas Florinhas de S. Francisco. Vale bem a pena saboreá-lo longamente na sua cativante singeleza:

Vindo uma vez, no Inverno, S. Francisco com Frei Leão de Perugia para Santa Maria dos Anjos, atormentado pelo grande frio que fazia, chamou frei Leão, que caminhava um pouco adiante, e disse-lhe: "Ó Frei Leão, ainda que os frades Menores em todas as terras dessem grande exemplo de santidade e e de edificação, repara e toma sentido que não está ai a perfeita alegria".
E caminhando S. Francisco um pouco mais, chama-o pela segunda vez: "Frei Leão, ainda que os Frades Menores dessem luz aos cegos, curassem os paralíticos, expulsassem os demónios, dessem ouvido aos surdos, o andar aos coxos, a fala aos mudos e, que é ainda mais, ressuscitassem um morto de quatro dias, toma nota de que não consiste nisso a perfeita alegria".
E andando ou pouco, S. Francisco grita com força: "Frei Leão, se o Frade Menor soubesse todas as línguas, todas as ciências e todas as escrituras, de modo a poder profetizar e revelar, não só as coisas futuras, mas os segredos das consciências e e das almas, toma nota de que não está nisto a perfeita alegria".
Caminhando um pouco mais além, S. Francisco volta a chamar com força: "Frei Leão, ovelhinha de Deus, ainda que o Frade Menor falasse com língua de Anjo e conhecesse o curso das estrelas e a virtude das ervas e lhe fossem revelados todos os segredos da terra, e conhecesse as virtudes dos pássaros, dos peixes e de todos os animais, e dos homens, e das árvores, e das pedras, e das raízes, e das aguas, toma nota de que não esta nisto a perfeita alegria".
E andando mais um bocado, S. Francisco chama em voz alta: "Frei Leão, mesmo que o Frade Menor soubesse pregar tão bem que convertesse à fé de Cristo todos os infiéis, toma nota de que não esta nisso a perfeita alegria".
E falando assim bem durante duas milhas, Frei Leão, com grande espanto, interrogou-o e disse: "Padre, peço-te em nome de Deus que me digas onde esta a perfeita alegria". E S. Francisco respondeu-lhe: "Quando chegarmos a Santa Maria dos Anjos, assim molhados pela chuva e gelados pelo frio, sujos pela lama e afligidos pela fome, e batermos à porta do convento e o porteiro zangado vier e disser:
_Quem sois vós?- e nós respondemos:
_Nós somos dois dos vossos frades- e ele disser:
_Não falais verdade, sois antes dois intrujões que andais enganando o mundo e roubando as esmolas dos pobres; ide-vos embora- e não nos abrir e nos fizer estar cá fora debaixo da neve e da agua, com frio e fome ate a noite- então se aguentarmos tantas injurias, tanta crueldade e tantas recusas com paciência, sem perturbação e sem murmurar dele, e pensarmos com humildade e carinho que aquele porteiro nos conhece realmente e que Deus o fez falar contra nós, ó Frei Leão, nota que aqui esta a perfeita alegria. E se continuarmos batendo e ele vier cá fora zangado e, como a intrujões importunos, nos correr com rudeza e com pancadas dizendo:
_Ide-vos embora, ladrões vis, ide  ao hospital, porque aqui não comereis nem tereis abrigo- se aguentarmos isto com paciência, com alegria e com caridade, Frei Leão, nota que aqui esta a perfeita alegria. E se nós, obrigados pela fome, pelo frio e pela noite, tornarmos a bater, e chamarmos, e pedirmos por amor de Deus, com grande pranto, que nos abra e nos mande entrar, e ele, ainda mais indignado, disser:
_Estes são uns intrujões importunos. Eu lhes pagarei como merecem- e sair com um pau cheio de nós e nos agarrar pelo capuz e nos deitar ao chão, envolvidos na neve, e nos bater em cheio com os nós desse pau, se tudo isto nós aguentarmos com paciência e alegria, pensando nos sofrimentos benditos de Cristo que devemos aguentar por seu amor, Frei Leão, toma nota de que nisto esta a perfeita alegria. E, portanto ouve a conclusão, Frei Leão: acima de todas as graças e dons do Espírito Santo, que Cristo concede aos seus amigos, esta o de vencer-se a si próprio e aguentar de boa- vontade, por amor de Cristo, penas , injurias, humilhações e dificuldades: porque em todos os outros dons de Deus nós não nos podemos glorificar, porque não são nossos, mas de Deus, como diz o Apostolo: Que tens tu que o não recebas de Deus? E se tu o tiveste por Ele, porque te glorificas como se o tivesses por ti próprio? Mas na cruz da tribulação e da aflição podemos glorificar-nos, porque isso é nosso, e por isso diz o Apostolo: Eu não me  quero glorificar senão na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Ao qual se dê sempre honra e glória pelos séculos.
Amen.
Texto escrito por Fioretti
.
Regresso para ao pé da minha princesa com uma alegria imensa e um sorriso SEMPRE!!

2 comentários:

  1. A verdadeira alegria, na verdade, só se encontra em Deus, e apenas em Deus, sem mais nenhum suporte terreno! Ah, quando formos capazes de imitar S. Francisco na sua grande alegria, encontraremos o céu na Terra! Obrigada, Lurdes, por partilhar connosco esta maravilha! Ab Teresa

    ResponderEliminar
  2. Que texto tão inspirador... Obrigada pela partilha! Beijo Rute

    ResponderEliminar