sábado, 22 de novembro de 2014

O meu "sim" a Deus

Na preparação da catequese para os sábados, tento sempre arranjar exemplos reais, do dia a dia, comigo, com eles, (as crianças) ou com a comunidade, que encaixem no tema que estamos a falar, parece-me que eles ficam a entender muito melhor o que de facto o Evangelho nos quer dizer com todas aquelas histórias e parábolas, mas em alguns é extremamente difícil. Hoje e no próximo sábado falamos do "sim" de Abraão ao "sim " de Maria e claro que do nosso "sim" a Deus! 
Dei comigo a pensar, quantas vezes eu dei o meu "sim", com que alegria o fiz, terei hesitado na resposta?! 
«Diz apenas "sim" quando é "sim", e "não" quando é "não". O que disseres para alem disto vem do maligno» (Mt 5, 37) 
  Temos sempre a tendência de pensar e elaborar, uma resposta com imenso palavreado que espremido não dá sumo absolutamente nenhum, em vez de dizermos o que o nosso coração nos diz, e quando é Deus que nos fala, não é preciso pensar na resposta, basta dizer "sim"! 
O meu mais recente e FELIZ "sim" a Deus foi na quaresma. Um domingo no final da missa, estava eu na sacristia e a orientadora dos acólitos estava a convoca-los para as preparações da quaresma, olha para mim e diz, - quarta feira as 17.30 aparece. Hora marcada lá estava eu e longe de saber para quê. Depois da partilha de tarefas para a semana santa ,eu digo; - mas eu não posso ser acólita!! E a resposta de Deus pela boca da orientadora foi: - JÁ ÉS!
Pela primeira vez em 44 anos senti e "vivi" o verdadeiro significado da alegria da Morte e Ressurreição de Jesus!
Este foi sem duvida um "sim" transbordante de alegria!
E a nossa quinta pedrinha, a da visitação; a orientadora Lena!

"Se queres arrebatar a minha alegria, atreve-te a tirá-la da mão de Deus".
                                                                                                                       J. Folliet

Sem comentários:

Enviar um comentário